2.9.19 Espaços livres nas instalações sanitárias acessíveis

2.9.19 O espaço que permanece livre após a instalação dos aparelhos sanitários acessíveis nas instalações sanitárias deve satisfazer as seguintes condições:

 

1. Deve ser possível inscrever uma zona de manobra, não afectada pelo movimento de abertura da porta de acesso, que permita rotação de 360º;

 

  • As zonas de rotação são definidas na Secção 4.4. Por se destinar a rotação no interior de um compartimento fechado, e portanto “sem deslocamento”, aplica-se a zona de rotação ilustrada no ponto 4.1.
  • No ponto 9.19. 1), exige-se a existência no interior da IS de uma zona de rotação de 360º. Esta zona de rotação que é requerida no interior da cabina acessível é complementar (e não alternativa) à zona de rotação de 360º exigida para o conjunto da IS. Por outras palavras, devem ser asseguradas ambas.
  • A zona de rotação permitirá ao utilizador de cadeira de rodas efectuar a manobra necessária para posicionar a sua cadeira antes de realizar a transferência. Designa-se por transferência a mudança do assento da cadeira para o assento da sanita (e vice-versa).
  • A zona de rotação no interior da cabina é muito importante para vários tipos de utilizadores, e não apenas para quem usa cadeira de rodas. Muitas pessoas precisam de usar a IS acompanhadas (pessoas idosas que não conseguem sentar-se e baixar-se sozinhas, por exemplo), e o espaço livre proporcionado por esta zona de rotação é que permitirá a presença do acompanhante no interior da cabina.

 

2. As sanitas e bidés que tiverem rebordos elevados com uma altura ao piso não inferior a 0,25 m podem sobrepor-se às zonas livres de manobra e de aproximação numa margem não superior a 0,1 m;

 

3. Os lavatórios que tenham uma zona livre com uma altura ao piso não inferior a 0,65 m podem sobrepor-se às zonas livres de manobra e de aproximação numa margem não superior a 0,2 m;

 

4. A zona de manobra do espaço de higiene pessoal pode sobrepor-se à base de duche se não existir uma diferença de nível do pavimento superior a 0,02 m.

 

Leave A Comment?

You must be logged in to post a comment.