2.9.3 Aparelhos sanitários acessíveis estiverem integrados

2.9.3 Se os aparelhos sanitários acessíveis estiverem integrados numa instalação sanitária conjunta, devem representar pelo menos 10% do número total de cada aparelho instalado e nunca inferior a um.

  • O uso da expressão “pelo menos 10%” indica que os arredondamentos, quando necessários, serão sempre feitos para o número inteiro seguinte. Numa IS em que existam, por exemplo, 12 sanitas, terá de haver 2 sanitas acessíveis (uma vez que 10% seriam 1,2, e apenas 1 sanita não seria “pelo menos 10%”).
  • A expressão “instalação sanitária conjunta” designa a IS preparada “para pessoas com e sem limitações de mobilidade” a que o ponto 2.9.1 faz referência.
  • O mínimo de 10% deve ser calculado com base nos aparelhos sanitários disponíveis por sexo. Assim, se a IS para o sexo masculino tiver 5 sanitas, e a IS para o sexo feminino tiver 12 sanitas, haverá que assegurar 1 sanita acessível na IS para o sexo masculino, e 2 sanitas acessíveis para o sexo feminino.
  • Os aparelhos sanitários acessíveis devem ser os mais próximos da entrada da IS, para que o utilizador com mobilidade condicionada possa ser auxiliado por acompanhante do sexo oposto com o mínimo de constrangimento.

Leave A Comment?

You must be logged in to post a comment.